Em alguns momentos da vida passamos por uma desmotivação. Não temos vontade de fazer nada, nem de ver ninguém. Com os atletas não é diferente tem horas em que a motivação acaba e a vontade é jogar tudo pro alto, abandonar os treinos, desistir.
Vários esportes são em equipe e quando um perde a motivação o outro atleta acaba trazendo alegria e a motivação de volta. Mas com os esportes individuais é diferente, a pessoa depende só dela para chegar onde deseja e a pressão acaba sendo maior, acaba sendo difícil manter o foco.
Aqui vão algumas dicas para manter ficar cheio de motivação:
- Determine um objetivo (real, que possa ser alcançado), uma meta e aos poucos quando atingi-la, aumente o grau de dificuldade, procure por novas experiências como uma competição em que a distância seja maior, desafie-se, pense grande e tenha disciplina.
- Conte com o apoio da família e de amigos, conversar com diferentes pessoas também traz novas experiências.
- Treine em lugares diferentes, em horários diferentes evitar a rotina é bom para não ficar desmotivado. Procure praticar outros esportes também.
- Faça acompanhamento medico para avaliar a saúde e tenha hábitos saudáveis.
- Pensamento positivo na hora do treino e durante a competição é essencial, comemore sempre cada conquista, pois isso é uma grande motivação para futuras realizações.