Hoje tanto os atletas como as pessoas que praticam esportes apenas nos fins de semana, buscam por suplemento alimentar. Um dos suplementos mais procurado por diferentes pessoas é a Creatina. Um suplemento alimentar tem o objetivo de substituir e completar a ação dos alimentos, gerando mais força e mais energia para o organismo.
Os produtores de suplementos dizem ainda que o suplemento alimentar ajuda a emagrecer e a ganhar massa muscular. O único problema é que os suplementos não são substâncias controladas e por isso são vendidos em qualquer farmácia. O melhor a fazer é procurar um nutricionista para que ele indique o melhor suplemento caso haja necessidade.
A creatina é uma substância natural que o organismo produz para ter energia. E pode ser encontrada na carne vermelha ou no peixe e no corpo humano pode ser encontrada no músculo cardíaco, no cérebro, na retina e nos espermatozoides. A creatina ajuda a aumentar a água das células musculares, deixando os músculos mais volumosos.
Especialistas explicam que para ter um músculo trabalhado, o atleta precisa dar ao músculo combustível muscular. Assim os atletas procuram por meios que aumentem a suas fontes de energia. É ai que entra a creatina uma maneira de garantir mais creatina para o organismo podendo aumentar o volume dos músculos além de ganhar mais energia.
O suplemento de creatina pode causar diarreia, náuseas, tonturas e problemas estomacais. O excesso de creatina no organismo pode trazer muitos problemas ao organismo por isso é importante ficar atento. A creatina não pode substituir alimentações feitas com alimentos naturais. Aliás, a creatina não age igual em todas as pessoas, por isso é muito importante procurar um médico.
As dosagens podem ser diferentes, o tempo de utilização pode divergir, depende da modalidade esportiva praticada e do organismo do atleta. Os corredores, por exemplo, devem ficar longe da creatina, como suplemento alimentar. Pois como ela retém líquido e faz o peso do corpo aumentar e assim o atleta precisa fazer mais força para correr.