A maior parte da energia que o corpo humano precisa deve vir dos carboidratos, que são fontes de energia. Na nutrição são conhecidos como amido ou açúcares. Os carboidratos são moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. São uma ou mais cadeias de glicose. Existem os carboidratos complexos, os simples e os refinados.
A glicose, dos carboidratos, é como um combustível das células, é essencial para o cérebro, pois permite que ele funcione corretamente. Os carboidratos complexos, presentes principalmente nos vegetais, dão mais trabalho para as enzimas digestivas, são digeridos e absorvidos de forma mais lenta e assim fornecem energia, mantendo o nível de açúcar no sangue. Esses carboidratos são os mais importantes para manter uma boa saúde.
Carboidratos complexos possuem pouca gordura e são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Eles são compostos de fibras solúveis, que são dissolvidas com água, e fibras insolúveis, que não podem ser dissolvidas com água. Batatas, macarrão, ervilha, lentilhas, feijão, milho e arroz integral, são exemplos de carboidratos complexos.
Os atletas devem ingerir cerca de 200 a 300g de carboidratos complexos antes de treinos. E é recomendado que essa ingestão aconteça de 1h a 3h antes do exercício. Quem quer perder peso deve incluir os carboidratos complexos na dieta. Como a digestão de carboidratos complexos é lenta o açúcar do sangue tende a permanecer estável, assim o cérebro não recebe mensagens de fome e é mais fácil ficar um período maior sem comer.
As fibras que estão presentes nos carboidratos complexos não são ingeridas e por isso não fornecem calorias e ainda dão a sensação de saciedade. Mas a alimentação não pode ser composta apenas por carboidratos complexos.