Muita gente tem em mente que ter uma alimentação saudável é comer muito pouco e apenas frutas e verduras. Com esse pensamento, surgem inúmeras dietas milagrosas, impossíveis de serem seguidas e o pior de tudo, elas não fazem bem ao seu corpo.
A chave para se alimentar bem é justamente não ficar preso a muitas regras. O mais importante é ter uma alimentação balanceada, consumindo uma variedade de comida de todos os grupos alimentares, numa proporção boa para sua saúde.
Os grupos podem ser divididos em:
- Pão, arroz, massa e batata;
- Vegetais e frutas;
- Leite e derivados;
- Ovos, carnes;
- Comidas e bebidas com açúcar.
Uma medida para medir a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos diariamente são as calorias. A definição de caloria é a quantidade de energia que cada tipo de alimento possui. Alguns dados interessantes são: os carboidratos e proteínas geram 4 calorias por grama, as gorduras 9 cal/g e o álcool 7 cal/g.
Mais informações sobre a tabela de calorias dos alimentos
Abaixo foram elaboradas 7 dicas para uma alimentação mais saudável:
- Beba bastante água. Um dado interessante é que muitas pessoas tomam apenas um copo de água por dia e vivem desidratadas. Isso é muito ruim para a saúde. Nosso corpo é 75% água, ou seja, a água é um alimento essencial para uma vida saudável. A água ajuda todos os sistemas do nosso corpo, especialmente os rins, eliminando várias toxinas do corpo.
- Não seja muito rígido. Viva a vida, não fique refém de sua alimentação. Comer e beber devem ser atos agradáveis em sua vida, isso faz muito bem para seu corpo e seu coração, mesmo que a comida seja um chocolate ou uma porção de batata frita.
- Coma bastante vegetais, frutas, grãos e legumes. Esses alimentos devem ser consumidos bem frescos, se possível plante em sua casa. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos complexos.
- Coma pouco. A não ser que você seja um atleta e necessite de grande quantidade de calorias por dia, você deve comer com moderação. Uma pessoa normal precisa em média de 2 mil calorias. Tenha sempre em mente: não alimente mais que seu corpo necessita. Se necessário, consulte aTabela de Calorias dos Alimentos.
- Faça as mudanças na sua alimentação devagar. Como tudo na vida, vá se acostumando com sua nova alimentação. A maioria dos regimes e dietas não funcionam justamente por serem radicais demais. Faça um planejamento, por exemplo: sua meta vai ser em 6 meses passar a comer melhor. No primeiro mês tente retirar os doces e gorduras em excessos, no segundo coloque mais verduras e frutas na sua alimentação e assim por diante. Lembre-se, não tenha pressa, o importante é que as mudanças venham para ficar pelo resto da sua vida.
- Controle a quantidade de açúcar e sal da sua alimentação. É bastante normal gostar de chocolates e guloseimas em geral. Mas é muito importante consumir pouco esses alimentos. A açúcar é um vilão para uma alimentação saudável, ele ajuda a causar diabetes, osteoporose, enxaqueca, depressão e outras doenças. O sal e o açúcar poderiam ser consumidos em maiores quantidades, não fosse a excessiva quantidade de aditivos acrescentados no processo de fabricação nas indústrias. O sal em excesso causa hipertensão arterial.
- Pratique exercícios físicos. Além de gastar calorias de seu corpo, a prática regular de algum esporte traz um bem-estar muito grande. De bem com a vida, você terá mais disciplina e vontade para se alimentar bem e ter uma vida mais saudável.