A fisioterapia estuda a ciência do movimento e utiliza recursos físicos no tratamento das lesões. A fisioterapia estuda, diagnostica, previne e trata algum problema físico.
Depois de sofrer alguma contusão, a pessoa precisa se preocupar em fazer fisioterapia para uma rápida recuperação. O paciente pode precisar de um tratamento analgésico, anti-inflamatório, diagnóstico ou hipertrofia muscular, dependendo das condições em que o paciente está e qual o grau da lesão.
Para cada objetivo (prevenção, cura e recuperação da saúde) existe um tipo de tratamento. É o medico quem indica o melhor tratamento fisioterápico.
A forma de tratamento mais utilizada é a cinesioterapia que é feita por meio de alongamentos, mobilizações e fortalecimento. A cinesioterapia utiliza o próprio movimento do corpo.
Na crioterapia usa-se o frio como tratamento.
O tratamento que utiliza a corrente elétrica é a eletroterapia. A aplicação da eletroterapia pode variar de intensidade e frequência. Aqui, utiliza-se os pequenos choques, conhecidos por todos.
Este tratamento funciona, pois proporciona analgesia, excitação neuromuscular, regeneração de tecidos, dentre outros.
A fototerapia utiliza a luz no tratamento, por exemplo, infravermelho e laser.
Os exercícios realizados na água, fria ou morna, fazem parte do tratamento por hidroterapia.
A massoterapia são as massagens realizadas por meio de drenagens linfáticas, massagens clássicas e reflexas. Este tratamento proporciona relaxamento muscular e drenagem dos membros.
A terapia que utiliza agentes mecânicos é a mecanoterapia, por exemplo, o ultra-som.
Quando o problema é no sistema respiratório é feita a fisioterapia respiratória.
A terapia manual tem como objetivo restabelecer os movimentos e as funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles, alongamentos de fáscias e músculos, etc.
A termoterapia é realizada por meio de calor, com bolsas de água quente e ondas curtas.
Ainda existem mais alguns tipos de tratamentos de fisioterapia, como: a hipoterapia, amusicoterapia, magnetoterapia, argiloterapia, cristalterapia e geoterapia.