Hoje em dia milhares de pessoas morrem com problemas no coração. Os médicos explicam que algumas pessoas precisam de tratamentos à base de remédios, mas um número expressivo de pacientes pode se tratar apenas com alimentação baseada em soja.
Alguns alimentos são essenciais para a saúde e previnem muitas doenças. A soja é uma leguminosa nutritiva, fonte de proteínas, ferro, minerais e vitaminas: A, B1, B2, B5 e E. Ela atua principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer de próstata, do câncer de mama e muitas outras. Um dos alimentos mais cultivados e mais pesquisados no mundo é a soja que além de tudo é muito saudável.
Esta leguminosa pode ser utilizada como soja fresca, semente de soja seca, leite de soja, nozes de soja, tofu, carne de soja, farinha de soja e muito mais. A soja regulariza o ciclo menstrual, alivia os sintomas da menopausa, reduz o colesterol, a diabetes, previne arteriosclerose, o mal de Alzheimer, trombose, osteoporose, insuficiência renal, diarreia e alergia infantil. Entre tantos benefícios que a soja trás, um dos mais citados e estudados, é que a soja previne doenças do coração.
Este alimento funcional tem um papel preventivo e terapêutico em relação às doenças do coração. Quando consumida diariamente, a soja previne em até quatro vezes as doenças cardíacas nas mulheres. Os japoneses consomem muita soja no dia a dia e no Japão o número de doenças cardíacas é bem menor se comparado com os países do ocidente.
Os componentes da soja agem no controle do acúmulo de gordura nas artérias, assim diminuem o colesterol e por fim, diminui o risco de doenças cardíacas. Isso acontece porque a ação da proteína, das isoflavonas e das fibras presentes na soja, atuam separadamente ou em conjunto.