Todo mundo sabe quantos anos tem, certo? Mas você sabe qual a idade do seu coração? Pois é, o coração tem uma idade diferente de pessoa para pessoa, depende muito de como ele é tratado. Ou seja, depende dos riscos que uma pessoa tem para desenvolver uma doença cardíaca, o chamado risco metabólico.
Cinco medidas definem os riscos de ter uma doença cardíaca:
- Obesidade abdominal
- Taxa de glicose no sangue
- Taxa de colesterol
- Taxa de triglicérides e
- Pressão arterial.
Essas medidas mostram os riscos de ter ou não uma síndrome metabólica. A partir dos fatores de risco acima, é possível tomar providências para tratar cada medida antes que a pessoa adquira uma doença cardíaca ou uma diabetes do tipo 2.
Por exemplo, um homem pode ter 40 anos, mas seu coração pode ter 70 se este homem apresentar colesterol alto, obesidade abdominal, pressão alta e histórico familiar de doenças cardíacas. Se este homem fumar, beber uma cervejinha socialmente e ainda jogar bola apenas nos fins de semana, os riscos cardíacos aumentam ainda mais.
Qualquer diferença da idade do coração para a idade real da pessoa já é um aviso que não deve ser ignorado. A medida da cintura abdominal nunca prendeu a atenção dos médicos. Porém, nos últimos anos, os médicos descobriram que acima de 94 cm para homens e 80 cm para mulheres é um fator de risco.
O fumo está em primeiro lugar como um dos fatores difíceis de controlar, seguido pela vida sedentária e a obesidade abdominal. Manter um peso ideal também é difícil, muitas pessoas se esforçam em dietas restritas e emagrecem, mas quando acabam a dieta voltam a engordar tudo que perderam. A gordura trans é a mais perigosa para o coração.
É importante mostrar para a sociedade quais os riscos das doenças do coração. As pessoas têm que saber a pressão arterial, o valor do colesterol, a medida de gordura abdominal, dentre outros, pois milhares de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças cardíacas.
Para evitar qualquer problema pratique atividade física, faça uma dieta saudável e equilibrada, não fume e não beba para que seu coração tenha a mesma idade que você.